Imagem capa - Informações sobre o ensaio newborn por Bel Bougleux e Gentil Guerzoni Fotografia
Ensaio newborn

Informações sobre o ensaio newborn

Todos nós sabemos que o ensaio newborn exige alguns cuidados; tanto para os pais, quanto para os fotógrafos (que devem ter uma preparação adequada para este tipo de ensaio). Portanto, é necessário que todos contribuam para que o ensaio transcorra da melhor maneira possível.

Aqui, vamos tirar algumas dúvidas frequentes e dar dicas de como se planejar para o dia do ensaio newborn.  Esperamos que aproveitem, pois fizemos com todo carinho pensando em vocês!



 Não é pra morrer de amores?! Nós somos apaixonados por esses bebezinhos lindos!!!





DICAS SOBRE O ENSAIO NEWBORN




QUANDO MARCAR AS FOTOS DO ENSAIO NEWBORN?

De preferência ainda durante a gestação. O ensaio é realizado entre o quinto e décimo segundo dia de vida. Não trabalhamos com bebês que passem desta data, pois eles podem começar a ter cólicas e dormir menos. É claro que não podemos considerar isso via de regra, pois pode acontecer do bebê com menos dias de vida dar muito trabalho para dormir, já  o mais velho dormir como um anjo... Portanto, sabemos que os mais novos sempre dormem mais e são mais fáceis de posicionar, o que facilita o trabalho e, consequentemente, faz com que a sessão aconteça em menos tempo. Pela nossa experiência, sugerimos que a melhor idade para se fazer o ensaio newborn seja entre o quinto e décimo dia de vida. Após quinze dias de nascido, as cólicas começam ser mais frequentes e o bebê dorme menos, dificultando o trabalho.


QUEM PODE ESTAR PRESENTE NA HORA DO ENSAIO?

Apenas os pais do bebê e os fotógrafos. O bebê e os fotógrafos precisam de um ambiente tranquilo para fazer as fotos. Além de que alguns palpites de parentes podem deixar a mãe nervosa, e, consequentemente, o bebê também fica agitado. Chamar avós e tios para acompanhar pessoalmente o ensaio, fará com que o ensaio não renda. 

QUANTO TEMPO DURA UM ENSAIO NEWBORN?

O ensaio pode durar uma manhã ou uma tarde inteira, com direito a muitas paradas para trocas de cenário, para esperar o bebê entrar em sono profundo, limpar xixi e cocô e para as mamadas. Portanto, é importante que seja um dia sem compromissos dos papais nesta manhã ou tarde do ensaio newborn.

O BEBÊ PRECISA ESTAR DORMINDO PARA ACONTECER A SESSÃO?

 Quando o bebê dorme, conseguimos uma variedade maior de fotos, pois é possível acomodá-lo do jeito que queremos e ele ficará confortável e relaxado. O bebê acordado acaba restringindo as poses feitas no ensaio.



ONDE AS FOTOS SERÃO FEITAS?

No nosso caso, fazemos o ensaio newborn somente no estúdio, pois o ambiente é todo preparado e higienizado para receber o bebê.


O BEBÊ SENTIRÁ FRIO AO FICAR SEM ROUPINHA?

Não, pois utilizamos um aquecedor de ambiente em uma temperatura agradável ao recém-nascido para que ele se sinta confortável durante a sessão. No caso do nosso estúdio, contamos com dois ambientes separados para o conforto dos papais (caso prefiram ficar fora do ambiente onde as fotos serão realizadas).  


O QUE É IMPORTANTE OS PAIS SABEREM?

É importante saber que o recém-nascido será manuseado pelos fotógrafos  para colocá-lo na posição certa, adequada e mais confortável. Embora a mãe suponha que seja melhor ela manusear o bebê, isso não é verdade, pois ela não tem o preparo para isso, o que pode acabar deixando o bebê agitado, irritado e até mesmo na posição errada e menos confortável.

É importante que a  mãe que contrata este tipo de serviço não seja uma mãe que não goste que outras pessoas segurem seu bebê.

Os fotógrafos irão manusear o bebê com as mãos devidamente limpas e esterilizadas com álcool em gel. O bebê não irá sentir frio, dor e nenhum incômodo. 


EM QUE MOMENTO É FEITA A FOTO COM OS PAIS?

Essas fotos também são feitas ao final da sessão e sugerimos aos pais camisetas brancas ou pretas e calças jeans. Caso tenha um irmão, sugerimos que se vista igual aos pais também. Importante é todos estarem com a cor de roupa mais ou menos no mesmo tom para que as fotos fiquem mais harmônicas.


POSSO LEVAR O IRMÃOZINHO MAIS VELHO NO DIA DO ENSAIO PARA QUE TENHAM FOTOS JUNTOS?

Ao final do ensaio, pode pedir a um dos avós levarem a criança, mas permanecer durante as fotos não recomendamos, visto que toda criança fica impaciente em situações que não chamem sua atenção, agitando o ambiente que precisamos de calma. Caso os pais não tenham com quem deixar os filhos mais velhos, sugerimos que o pai (ou outro responsável),  leve a criança a um parque ou shopping perto do local do ensaio e somente ao final da sessão newborn, traga a criança mais velha para as fotos.





O UMBIGUINHO PRECISA CAIR ANTES DE FAZER AS FOTOS?

Não, visto que as poses não mostram o umbigo do bebê. Portanto, pode marcar tranquilamente a foto do recém- nascido sem que o umbigo tenha caído. 






Medidas para o dia do ensaio:


Dar de mamar  no estúdio, pois assim logo depois da mamada ele pega no sono mais rápido, facilitando o trabalho.

Lembre-se de trazer o recém-nascido usando somente fraldinha (podendo cobrir o bebê com uma manta por cima para que ele não sinta frio), para que não seja preciso acordá-lo para tirarmos a roupa após a mamada.

Não passar pomada para assadura no dia do ensaio.

Manter o bebê acordado nas duas horas que antecedem a sessão (um banho relaxante ajudará a mantê-lo acordado durante esse período).

A chupeta é um item importante para o ensaio, pois o bebê possui um reflexo de sucção e é uma maneira de tranqüilizar o mesmo durante o ensaio. Caso a mamãe/papai seja contra o uso da chupeta, não tem problema, mas a sessão poderá durar um tempo maior.

Mamãe, pedimos que no dia que antecede a sessão, não ingira cafeína, frutas ácidas e alimentos que possam causar desconforto na barriguinha do bebê.

Recomendamos que a mamãe seja prevenida e  leve uma troca de roupa, pois se acontecer do bebê fazer xixi e cocô, ela terá roupas limpas para as fotos.



A mamãe!

Tem um fator muito importante em um ensaio de recém-nascido:

MAMÃE CALMA= BEBÊ CALMO

Na realidade uma coisa leva a outra. Se a mãe estiver calma, com certeza o bebê vai dormir, do contrário, o bebê também ficará agitado e com o sono super leve. 

A mãe realmente tem que querer fazer as fotos e estar tranquila em relação ao trabalho dos fotógrafos. Caso a mãe não fique tranquila, o bebê sentirá o incômodo e ficará mais agitado. Portanto, se estiver insegura em relação ao ensaio, melhor não fazê-lo.


Bem, esperamos que aproveitem a dicas e desejamos lindas fotos para o seu recém-nascido!


Beijos,


Bel e Gentil.